01/05/2010

Fornecedor a Fornecedor: a Casa do Alto, parte 1: pacote

Muita gente (OK, 3 pessoas) tem me perguntado o que eu achei da Casa do Alto, onde foi minha festa. Bem, eu que tenho perguntas para vocês. E são tantas as perguntas que vou dividir isso em uma série. Afinal, a Casa, seguindo o modelo da maioria das casas no Alto da Boa vista, fecha pacotes com o contratante. E isso quer dizer que são vários aspectos que você precisa avaliar antes de fechar com ela ou com qualquer outra desse estilo.

O pacote da Casa do Alto não chega a ser daqueles pacotes que fecham tudo-tudo (até bolo, fotógrafo e filmagem), mas inclui bastante coisa (a saber: buffet, prataria e louça, decoração sem decorador, floricultor e flores, iluminação, mesa de chá e café com os respectivos líquidos, DJ e som, cerimonial na Casa -- não na igreja). Com isso, chegamos ao primeiro ponto da minha opinião/perguntas a futuras noivas da Casa do Alto ou casas semelhantes:

  • você tem absoluta certeza de que quer um pacote fechado?
Pacotes fechados têm a vantagem de deixar você menos ansiosa com o tantão de coisas para planejar. São ideais para noivas que não têm tempo ou paciência para pensar em tudo nos mínimos detalhes. Eu achei que eu fosse uma delas, mas acabei me frustrando com o quanto isso limita (mas não impede!) você ao personalizar seu casamento. Por outro lado, a tranquilidade de estar com quase tudo pronto, para muitas, não tem preço. Por falar em preço, em termos de grana, há controvérsias sobre pacote ser mais econômico ou mais caro.

Mas tá, você decidiu que quer um pacote. Agora vem a 2a pergunta:

  • você conhece a qualidade do trabalho de todos os fornecedores incluídos no pacote?
Em geral, você acaba ficando às cegas quanto a um fornecedor ou outro. Eu só fui descobrir que o DJ Marcello era maravilhoso durante a minha festa. Poderia ter sido diferente, certo?

Pois bem, digamos que você já verificou a qualidade dos fornecedores e descobriu que todos são ótimos ou que, embora não sejam todos exatamente como você pensava, o custo-benefício é bom. Neste momento, vem a 3a pergunta:

  • você tem absoluta clareza sobre o que o pacote inclui?
Pode parecer fácil responder "sim", mas vá com calma. Por exemplo, no meu contrato, constava "decoração", e eu, sozinha, entendi "decorador". Não estava escrito "decorador", ninguém falou em decorador, e eu entendi decorador. "Decoração" incluía as mesas, cadeiras, 1 arranjo floral por mesa, a mesa do bolo, etc, etc, mas não incluía uma pessoa especializada nisso. Quem decide o que vai aonde é a noiva, guiada pela cerimonialista e pelo(a) florista.

Além disso, nos álbuns e decorações que você verá, noiva, estão inclusas todas as festas que lá foram feitas. Por exemplo, eu fechei com uma decoradora por fora, aluguei móvel de fora, e nada impede que uma noiva tenha visitado a casa justo no dia da minha festa e tenha achado que esse é o padrão deles. A Casa do Alto é bem honesta e deve ter dito que aquilo não era deles. No entanto, uma imagem vale mais e tal e coisa, a noiva pode ter fixado aquela decoração na cabeça como uma decor da Casa do Alto por mais que eles tenham dito que não.

Óbvio que isso de a noiva radicalizar que nem eu fiz é anormal. O comum é você ver no álbum festas com opcionais e achar que eles estão inclusos. Por exemplo, a Casa do Alto tapa com tecido a parede de madeira escura na sala do bolo, de que muita gente não gosta, mas isso é por fora. Outro exemplo: eu me apaixonei pelo muro inglês que a Casa bota na parede atrás do celebrante. Esse muro é um opcional, e um de R$800, se não me engano.  Sentiu o drama? Só ele já é uma mega facada plus plus, agora imagina mais e mais opcionais aqui e ali. Então, se você for fechar o pacote, seja uma mala sem alça: pergunte de T-U-D-O que você gostou.

Vou ajudar com algumas perguntas, a maioria relativa à decoração:

  • quantas horas de festa? Quanto custa a hora adicional?

  • quantas opções no buffet?

  • quais são os tipos de vasos para os arranjos das mesas?

  • quais são as cores e tecidos dos guardanapos e das toalhas de mesas?

  • quais são as flores inclusas?

  • que tipo de mesa e cadeiras estão inclusas? Posso ver a mesa sem toalha (prepare-se para cair para trás!)?

  • módulos extras (bistrôs, bar, etc) custam quanto?

  • se eu acrescentar o módulo extra, o preço será o de hoje ou o da data do casamento?

  • tem paisagismo incluso? O quê exatamente?

  • com que frequência vocês repintam e consertam os probleminhas da casa e da mobília?

  • com que frequência vocês lavam as cortinas e os tapetes da Casa?

  • se eu estou fechando com antecedência, qual a qualidade mínima que vocês me garantem para as mesas, cadeiras, toalhas, tapetes, etc, daqui a X meses?

  • isto aqui está incluso? e isto aqui? e isto aqui? (Vá apontando item por item da foto que te mostraram.)

  • vocês permitem que eu traga x, y e z de fora? Me dão desconto se eu alugar alguma mobília de fora?  (Já adianto que a resposta da Casa do Alto é "pode, mas você vai pagar o meu e o de fora".)

  • Cobram porcentagem no que entrar de fora? (a resposta absurda da Casa das Canoas é "sim", mas a Casa do Alto, graças, não cobra.) 

  • posso usar fornecedores de fora? (A Casa do Alto é beeeem flexível se comparada às outras, mas, ainda assim, não são todos os fornecedores que eles deixam entrar.)

  • etc, etc, etc.
Seja exaustiva e acrescente suas perguntas. E lembre-se de só perguntar isso tudo ANTES de fechar com eles, porque, depois, minha fia, Inês é morta, e você vai ter de desistir dos extras ou arcar com os custos.

Em suma, acho que isso cobre a parte "pacote" e "decoração" para quem pensa em fechar com casas do alto, não necessariamente a Casa do Alto. De todo jeito, o maior conselho que teria para dar é este que falei mais extensamente aqui: antes de bater perna procurando casas, ou ao menos antes de fechar, (1) tenha em mãos o seu orçamento e (2) tenha bem claro o que seria uma festa/cerimônia bonita e legal na sua opinião.

29/04/2010

Fotos Favoritas, Momentos Memoráveis (6)

Vi umas fotos lindas vintage no blog {casando ideias} e pensei "eu quero". Mandei-as pro Rogerio alguns meses antes do casamento. Burramente, apaguei-as do computador em seguida, mas posso contar que todas tinham um efeito de cores mais fortes destacadas, um filtro meio verde, algo assim, não sei explicar. Ah, e tinha uma foto linda de um casalzinho de mãos dadas num banco de jardim antiguinho.

E meu desejo foi atendido. Ó que fofo!!!



É porque eu sou muito modesta. Do contrário, diria que foi meu momento editorial Vogue Casamento (se não existe, inventei agora), e todos vocês concordariam, claro.

26/04/2010

Personalizando o Casamento (4): dicionários

O tema de dicionários estava no convite, na inscrição das alianças, no making of, na música da assinatura da certidão e nos noivinhos do bolo, mas, ainda assim, não escapou de participar da decoração da festa.

Escolhemos termos em inglês e em português que estivessem relacionados ao casamento. Selecionamos partes das definições dadas pelos nossos dicionários favoritos e, voilá, após um banho de design dado pela Papel à La Carte, tínhamos sousplats superoriginais. :D




Os verbetes eram o seguintes:

bliss n [U] perfect happiness or enjoyment: domestic/wedded/marital bliss six months of wedded bliss

I didn’t have to get up till 11 – it was sheer bliss.

be•lov•ed adj 1 literary or humorous loved very much by someone He’s always talking about his beloved computer! 2 my/her etc beloved literary the person you love most

cel•e•brate v 1 [I,T] to show that an event or occasion is important by doing something special or enjoyable: My folks are celebrating their 50th anniversary. We hope to give fans something to celebrate this season. 2 [T] formal to praise or honor: poems that celebrate the joys of love

enlace s.m. 1 ato ou efeito de enlaçar 2 ato de apertar entre os braços; abraço, amplexo Ex.: e ficou ali, naquele e. amoroso, durante muito tempo 3 harmonização, concatenação do que foi enlaçado; união 4 o vínculo que resulta dessa união; elo, ligação 5 união de almas; combinação, simbiose, ligação Ex.: e. da sensatez com a inteligência

bodas s.f. pl. 1 na Antigüidade, banquete que se realizava no dia seguinte às núpcias 2 enlace matrimonial; casamento 3 festa ou banquete com que se celebram as núpcias

cher•ish 1 a : to hold dear : feel or show affection for b : to keep or cultivate with care and affection : NURTURE 2 : to entertain or harbor in the mind deeply and resolutely ; synonyms APPRECIATE

noivo s.m. 1 indivíduo que está para se casar, que se comprometeu matrimonialmente com (alguém); futuro esposo 2 indivíduo que se casou há pouco tempo; recém-casado 3 homem que se casa, numa cerimônia de casamento  noivos s.m.pl. 4 homem e mulher, prometidos em casamento um com o outro, durante o período do noivado, na hora da cerimônia nupcial ou ao término desta; nubentes Ex.: dar parabéns aos n.

enamorar v.t.d. tornar (alguém ou a si mesmo) apaixonado; encantar(-se) Ex.:

felicidade s.f. 1 qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar 2 boa fortuna; sorte Ex.: para sua f., o ônibus atrasou, e ele pôde viajar 3 bom êxito; acerto, sucesso Ex.: f. na escolha de uma profissão  felicidades s.f. pl. 4 votos de feliz êxito; congratulações

alegria s.f. 1 estado de viva satisfação, de vivo contentamento; regozijo, júbilo, prazer Ex.: não cabia em si de tanta a. 2 acontecimento feliz Ex.: o nascimento do filho foi uma a. 3 tudo o que alegra e contenta Ex.: a neta era a a. de sua velhice 4 festa, divertimento, folguedo